terça-feira, 16 de março de 2010

o que é Educação Física?







Segundo: (João Paulo Subirá Medina) “Corpo e Mente” 23° Edição-2007
(Oliveira, Vitor Marinho) O Labirinto 11° Edição-1983
(Jocimar Daolio) Educação Física e o Conceito da Cultura 2° Edição-2004
(Suraya Cristina Darido) Para Ensina a Educação Física - 7º Edição-2007

Educação Física cuida do corpo e da “mente”. Há uma dificuldade em explicar o que realmente é a Educação Física, pois nem a própria tem se justificado. Afinal, quando falamos em Educação Física pensamos logo em corpos sarados, suados e dispostos somente a malhar, isso tem acontecido pois o número de pessoas que tem buscado este curso é ascendente e grande parte dessas pessoas buscam um corpo perfeito. Ao se deparar com o verdadeiro e atual sentido da Educação Física se frustram ou até mesmo despertam para o verdadeiro sentido da mesma. A partir do momento em que começarmos a entender a Educação Física, quando essa passar por uma crise, aí sim esta terá seu valor para a sociedade, incluindo principalmente a sociedade escolar.
A educação física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço, desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, consiste no conjunto de atividades físicas não competitivas e esportes com fins recreativos. Tal atividade e desporto diferenciam-se no seguinte aspecto: enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, o segundo refere-se às diversas modalidades olímpicas.
A Educação Física não atua sobre o corpo ou movimento em si, não trabalha com esporte em si, não lida com ginástica em si, ele trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e movimento humanos.

Conclusão:
Desde antiguidade a sociedade tem uma visão totalmente oposta do que realmente é Educação Física, geralmente quando se fala em Educação Física à sociedade imagina corpos perfeitos, homens e mulheres deslumbrantes, jogos e campeonatos.
Essa imagem do corpo perfeito causava uma boa impressão para os alunos, aos olhos da sociedade esse educador ou instrutor, não possuía uma formação psicológica, um conhecimento geral, social como um todo, eram apenas músculos e boa aparência.
Hoje temos o conceito que Educação Física não educa somente o corpo, há uma estrutura psicológica, pois o corpo não funciona se o cérebro não trabalha, vemos a importância da atividade física, do conhecimento do corpo, da boa alimentação, do trabalho em conjunto, da forma correta da respiração, da saúde em si, enfim a educação física nos proporciona melhor qualidade de vida, bem estar físico e mental.