terça-feira, 30 de março de 2010

O LUDICO



De acordo com J. Huinzinga, o lúdico faz parte da atividade humana, visto como vária forma de manifestações culturais, caracteriza-se por ser espontâneo e satisfeito.
Na atividade lúdica não importa o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado, ele fala da dimensão lúdica do jogo, seriedade, diversão, espontaneidade, liberdade, competição, regras, característica religiosa, tempo e espaço definido.
O jogo e brincadeira fazem parte da vida da criança.

Homo Ludens – O homem que brinca
J. HUIZINGA



João Batista Freire concentra-jogos e brinquedos de forma idêntica. Ele baseia-se muito em Piaget, não nega a competição ou regras estabelecidas pelo grupo, mantendo-se fiel ao principio piagetiano de que “brinquedo integra o pensamento e ação”.
O desejo da imaginação, a emoção toma o jogo possível, para João Batista Freire, o jogo é um conteúdo privilegiado dentro da Educação Física e Atividades Físicas, pelo simples fato das práticas serem lúdicos, Os jogos não se relaciona ao passado e ao futuro, mas a uma atividade do presente.

Educação de corpo inteiro
João Batista Freire



“O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.”(1987 p.14).

Atividades Lúdicas na educação da criança-1987
Leonor RIZZI & Célia Regina HAYDT