segunda-feira, 5 de abril de 2010

Atividades Aquáticas




Desde a antiguidade o homen já nadava, seja com finalidade em busca de alimentos, ou para fugir de algum perigo em terra se jogava no meio líquido. Sendo assim foi se aprimorando a natação e com o passar do tempo foi sendo descobertos os benefícios das atividades aquáticas.
As atividades aquáticas não só oferece bem estar, conforto, segurança, e diversão, ela possibilita o individuo ter mais disposição, bom humor, saúde elevada, ou seja são movimentos corporais que proporciona inúmeros benefícios em vários aspectos, físico, psicológico e social, ela diminui o risco de incidência de doenças cardiovasculares, fortalecendo a formação de músculo e tornando o coração mais forte, estimulando toda corrente sanguínea, fortalecendo os músculos da parede torácica que permite a elasticidade dos pulmões o que garante mais oxigênio e melhora a respiração.
Sendo assim melhorando a agilidade e alivia dores e tensões, stress e aumento da auto-estima, proporcionando relaxamento mental, em outro aspecto também o retardamento das conseqüências do envelhecimento.
Essas atividades é acessível para todos, homens, mulheres, crianças, bebês, idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais, enfim, sem classificação de idade, todos podem usufruir dos benefícios das atividades aquáticas.
No caso de deficientes físicos é um dos meios mais eficaz para o movimento e coordenação motora dos indivíduos, pois a água proporciona maior desenvolvimento dos músculos e relaxamento psicológico e social, os indivíduos podem interagir co grupo trocando experiências de vida e absorvimento de conhecimentos corporais, sendo assim melhorando sua flexibilidade, equilíbrio, superando preconceitos e medos.

Ciências





Durante muito tempo o homem iniciou uma jornada em busca de conhecimentos aprofundado para buscar possíveis e verdadeiras respostas referente a problemas do cotidiano. Muitas dessas resposta eram explicadas de forma que utilizavam a mitologia. Quando o homem passou a questionar essas respostas e buscar explicações por meio da razão, excluindo suas emoções e crenças religiosas, passou a obter respostas que se aproximavam mais da realidade das pessoas e sendo assim passou a ser mais aceitas pela sociedade. O senso comum os problemas e curiosidades passaram a ser submetido a uma serie de analises, testes e controles que garante pelo menos uma chance de obter informações verdadeiras e justificadas.
Muitas pessoas conhecem certos fatos sobre ciências mesmo sem ter estudado a fundo sobre o assunto, e mesmo sem ser cientista, esses conhecimentos são senso comum, para um cientista essa questão é algo mais detalhado o mesmo busca explicações claras e exatas sobre o porque acontece certos fatos.
A ciências é critica e organizada é um conhecimento claro, evidente e comprovado de algo, fundado sobre clareza e raciocínio experimentais, busca de respostas verdadeiras e justificadas, ela é benéfica trabalha para melhorar o saber do se humano.

Pieter Brueghel retrata no quadro (jogos infantis)




A infância no séc. XVI. O quadro representa jogos e brincadeiras, sendo que algumas existem até os dias de hoje, e muitos outros já foram apagado da memória, revelam crianças ou “pequenos adultos” exercendo essas atividades e brincadeiras, o mesmo mostra que as crianças no séc. XVI, não demonstram aparência de divertimento, espontaneidade, humor, apenas exercem as regras do jogo, Pieter ironiza até mesmo o titulo do quadro, “Jogos Infantis” como se jogos não fosse coisa de criança, mostra que não existiam brincadeiras de crianças e ou adultos, mas apenas jogos e brincadeiras onde todos poderiam participar independente de idade ou classes sociais, com o decorrer do tempo as pessoas de classes sócias mais elevada ou seja a burguesia, começa a abandonar esses jogos e passa a perceber que crianças tem comportamento e condições muito diferente dos adultos, a visão a respeito da criança foi se modificando, a criança passa a não ser mais um “pequeno adulto” e sim uma CRIANÇA, com características diferentes, com desenvolvimento muito diferente passa a ser vistos como “gracinhas bonequinha”. Daí então os jogos e brincadeiras passam por transformações e adaptações, como nos dias de hoje, a criança tem seu espaço e diversas teorias de desenvolvimento, através de brinquedos,livros,videos, desenhos,ou seja materiais excluisivos para crianças, hoje as crianças é o centro das atenções entfim o futuro da nação.

Xadrex





O Xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo, os historiadores não conseguiram chegar a uma conclusão sobre o lugar de onde se originara o xadrez.
O documento mais antigo é uma pintura que representa duas pessoas jogando xadrez, aprox. 3.000 antes de cristo. Hoje se originou na índia por volta do séc. VI depois de cristo era conhecida como jogo do exercito ou “chaturanga” e podia ser jogado com dois ou mais jogadores, assim sendo com as viagens dos comerciantes o jogo se espalhou para o mundo todo e assim foram sendo estudados profundamente o jogo.
O xadrez é como um campo de batalha existe muito jogo de estratégias e raciocínio lógico, é preciso saber atacar o oponente, pois um passe em falso pode acabar mudando todo o sentido e toda a chance da vitória, exige muita paciência e sabedoria, o rei é a peça principal do jogo é preciso muita estratégia e domínio para defender e saber atacar o adversário.

Caracteristicamente falando o xadrez, exercita e contribui muito para o desenvolvimento do cérebro, e esse desenvolvimento pode ser atribuído para tudo na vida em todos os sentidos, pois para tudo é necessário raciocínio lógico, estratégia, paciência, enfim. Esses elementos beneficia e muito para que tenhamos melhores resultados na vida cotidiana.