sábado, 12 de junho de 2010

Prova


BRINCADEIRA DE CRIANCAS...
CÂNDIDO PORTINARI


Cândido Portinari foi um artista plástico brasileiro, nascido em Brodósqui interior de são paulo, na fazenda santa rosa onde morava, Portinari observava os colonos trabalhando na roça e assim pintava as coisas e as pessoas do interior.
O artista dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e país, sua terra natal seria lembrada por suas pinturas, Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos vitíma de entoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras. Suas obras eram intensa e diversificada, ele pintava diferentes temas regionais brasileiros, em especial adorava pintar crianças brincando, ele dizia: " Sabem porque eu pinto tanto menino em gangorra e no balanço? para bota-lo no ar, feitos anjos." sendo assim crianças brincando em diferentes brincadeiras, todas trazem a lembrança de sua vida rural. Ou seja Portinari trazia toda cultura e a simplicidade de seu povo, como diz Matthew Arnord escritor poeta" A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos diz respeito." Sendo assim a cultura do interior é expressada com o máximo de clareza, mediante as brincadeiras infantis, as vestimentas simples e outros diversos fatores na obra, essas brincadeiras mostram elementos lúdicos que proporcionam o lazer, no tempo livre da "escola", o divertimento o prazer dessas crianças, muitas vezes imaginada e ou até vistas por outros povos, outras culturas como "povo pacato" mas que possuem a mesma grandeza de desenvolvimento físico, psíquico e social da cidade grande.
Em relação a educação física essas brincadeiras trazida na obra de Portinari, ajudam as crianças a terem maior habilidade e aprendizagem nas aulas, pois muitos dos jogos e brincadeiras praticados nas infância são semelhantes a muitos esportes, sendo assim os mesmos criam mais habilidades e maior facilidade de aprendendizagem, auxiliando também para o desenvolvimento social a relação com o outro e a cooperatividade.
Como diz Freire no livro educação como prática corporal. "Levar a criança a aprender a ser cidadã de um novo mundo, em que o coletivo não seja sobrejado pelo individual." Ou seja o autor aponta meios como a reflexão para chegar ao objetivo de ambas as parte, como por exemplo a obra de Portinari pode ser levada nas aulas para o estímulo do racíocio e a percepção de novos olhares atráves das brincadeiras expostas na arte, e assim desenvolver a aprendizagem de jogos e esportes semelhantes. Já que muitos atletas brasileiros vieram do interior de São Paulo, Como Cesár Cielo, nadador brasileiro que por sinal representou muito bem o interior de São Paulo e o Brasil, conquistando medalha de ouro nas Olimpiadas, Laís da Silva ginásta, também por sua vez trouxe muitas alegrias para sua terra natal com muitas conquistas, lembrando também de Maurrem Higa, saltadora brasileira, se tornou o maior sucesso do atletismo feminino, conquistou medalha de ouro na prova salto a distãncia, e com os esportes radicais Hélio Castro Neves, piloto automobilistico, também se fez presente, conquistou três vitórias nas 500 milhas de indianópilis, representando seu povo e seu país. Assim como esses atletas muitos outros se faz presente nas Olímpiadas e nas Paraolímpiadas, trazendo muitas alegrias para o interior de são paulo e para o Brasil. Como diz Freire, O jogo entre o riso e o choro "O jogo é humano dos nossos corpos tão vividos e ainda toma conta do nosso destino, se as pernas nos faltam não nos falta a imaginação e continuarmos seguindo para aquele adiante que é o inatingìvel ponto de chagada de todo animal que se fez humano."
Para as paraolimpiadas, ainda existe uma luta contra si mesmo e a sociedade, devido sua própria condição, mas as paraolimpiadas vem crescendo junto com a mídia proporcionando oportunidades de competições sendo assim, dando maior motivação, confiança e auto-estima para aqueles tradicionalmente desmotivados pela sociedade. Como diz Huizinga Homo Ludens, O jogo como elemento da cultura "A ânsia de ser o primeiro assumir tantas formas de expressões quantas a oportunidades da sociedade para tal oferece. As maneiras segundo os quais os homens são capazes de competir pela superioridade são tão variados quanto os prémios que são possíveis de ganhar, pode se dada pela sorte, pela força física, pela destreza, ou pela luta armada." Desse modo as paraolimpiadas beneficiará a inclusão social, para que possa ter jogo limpo, ético e moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário