sábado, 12 de junho de 2010
Prova
BRINCADEIRA DE CRIANCAS...
CÂNDIDO PORTINARI
Cândido Portinari foi um artista plástico brasileiro, nascido em Brodósqui interior de são paulo, na fazenda santa rosa onde morava, Portinari observava os colonos trabalhando na roça e assim pintava as coisas e as pessoas do interior.
O artista dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e país, sua terra natal seria lembrada por suas pinturas, Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos vitíma de entoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras. Suas obras eram intensa e diversificada, ele pintava diferentes temas regionais brasileiros, em especial adorava pintar crianças brincando, ele dizia: " Sabem porque eu pinto tanto menino em gangorra e no balanço? para bota-lo no ar, feitos anjos." sendo assim crianças brincando em diferentes brincadeiras, todas trazem a lembrança de sua vida rural. Ou seja Portinari trazia toda cultura e a simplicidade de seu povo, como diz Matthew Arnord escritor poeta" A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos diz respeito." Sendo assim a cultura do interior é expressada com o máximo de clareza, mediante as brincadeiras infantis, as vestimentas simples e outros diversos fatores na obra, essas brincadeiras mostram elementos lúdicos que proporcionam o lazer, no tempo livre da "escola", o divertimento o prazer dessas crianças, muitas vezes imaginada e ou até vistas por outros povos, outras culturas como "povo pacato" mas que possuem a mesma grandeza de desenvolvimento físico, psíquico e social da cidade grande.
Em relação a educação física essas brincadeiras trazida na obra de Portinari, ajudam as crianças a terem maior habilidade e aprendizagem nas aulas, pois muitos dos jogos e brincadeiras praticados nas infância são semelhantes a muitos esportes, sendo assim os mesmos criam mais habilidades e maior facilidade de aprendendizagem, auxiliando também para o desenvolvimento social a relação com o outro e a cooperatividade.
Como diz Freire no livro educação como prática corporal. "Levar a criança a aprender a ser cidadã de um novo mundo, em que o coletivo não seja sobrejado pelo individual." Ou seja o autor aponta meios como a reflexão para chegar ao objetivo de ambas as parte, como por exemplo a obra de Portinari pode ser levada nas aulas para o estímulo do racíocio e a percepção de novos olhares atráves das brincadeiras expostas na arte, e assim desenvolver a aprendizagem de jogos e esportes semelhantes. Já que muitos atletas brasileiros vieram do interior de São Paulo, Como Cesár Cielo, nadador brasileiro que por sinal representou muito bem o interior de São Paulo e o Brasil, conquistando medalha de ouro nas Olimpiadas, Laís da Silva ginásta, também por sua vez trouxe muitas alegrias para sua terra natal com muitas conquistas, lembrando também de Maurrem Higa, saltadora brasileira, se tornou o maior sucesso do atletismo feminino, conquistou medalha de ouro na prova salto a distãncia, e com os esportes radicais Hélio Castro Neves, piloto automobilistico, também se fez presente, conquistou três vitórias nas 500 milhas de indianópilis, representando seu povo e seu país. Assim como esses atletas muitos outros se faz presente nas Olímpiadas e nas Paraolímpiadas, trazendo muitas alegrias para o interior de são paulo e para o Brasil. Como diz Freire, O jogo entre o riso e o choro "O jogo é humano dos nossos corpos tão vividos e ainda toma conta do nosso destino, se as pernas nos faltam não nos falta a imaginação e continuarmos seguindo para aquele adiante que é o inatingìvel ponto de chagada de todo animal que se fez humano."
Para as paraolimpiadas, ainda existe uma luta contra si mesmo e a sociedade, devido sua própria condição, mas as paraolimpiadas vem crescendo junto com a mídia proporcionando oportunidades de competições sendo assim, dando maior motivação, confiança e auto-estima para aqueles tradicionalmente desmotivados pela sociedade. Como diz Huizinga Homo Ludens, O jogo como elemento da cultura "A ânsia de ser o primeiro assumir tantas formas de expressões quantas a oportunidades da sociedade para tal oferece. As maneiras segundo os quais os homens são capazes de competir pela superioridade são tão variados quanto os prémios que são possíveis de ganhar, pode se dada pela sorte, pela força física, pela destreza, ou pela luta armada." Desse modo as paraolimpiadas beneficiará a inclusão social, para que possa ter jogo limpo, ético e moral.
Atletismo
A aula de Atletismo foi bem valida, apesar de eu não estive em condição de trabalhar na prática foi muito bom. teve muita relação com o filme que vimos "Os Escritores da Liberdade". A superação que cada um de nós, por que tivemos que pular uma altura relativamente alta emcomparação de quem não tem nenhuma preparação. Ou o arremeço de Pelota adaptado um exercício que desenvolve a concentração, o esforço, e o fair play na hora dos arremessos em que ficaram duas pessoas para pegar as bolas de meia e ninguém acertou teve conciência que iria machucar. Aprendemos também sobre as técnicas de como pular, como o pulo de tesoura em que a perna faz um movimento de tesoura. Resumido foi uma experiência diferente em que deveria ser praticado na escola com certeza.
Cultura Corporal de Movimento
Está temática meu grupo se interessou em especial devido a Gislaine que é de outra Cultura estar nele. Nós tivemos o boliche como nossa vivência e tivemos como base o autor Daolio Jocimar que faz relações incríveis sobre cultura. Fala sobre a antropologia social, o quanto a sociedade influencia no nosso corpo. Com o Boliche nós pudemos relacionar as temáticas já trabalhadas que são Corpo, Ciência e Educação Física e para facilitar e passarmos para sala o que compreendemos elaboramos um mapa conceitual.neste mapa colocamos o que sentimos quando jogamos, colocamos a fundamentação de Daolio quanto a antropologia social, a diferença e a vantagem do sexo masculino no esporte, a habilidade motora que criamos, a quantidade de força. Relacionamos também com o lazer e o lúdico durante o jogo.
Jogos Cooperativos e Fair Play
O jogo é encontrado em todas as atividades humanas e pode ser analisado em diferentes
culturas, estando inseridos em diferentes povos, conforme as diferentes manifestações culturais, os jogos apresentam expressões e características próprias na linguagem, na expressão corporal enfim.
Os jogos cooperativos surgiram com o excesso de valorização do individualismo
e a competição exagerada na sociedade humana à competição tem sido adotada em
quase todos os setores da vida social. HUIZINGA citado BROTTO 1999, p.15.
("Eu creio, afinco e aposto que se nos alfabetizarmos em jogos cooperativos teremos
criado uma nova linguagem, uma linguagem capaz de melhorar os homens-mulheres
e, conseqüentemente, de melhorar o mundo.”)
Os jogos cooperativos são jogos com uma alternativa, onde os participantes, jogam uns com os outros, jogam-se para superar os desafios, para gostar do jogo, para ter prazer, divertimento além de ter muita aprendizagem e não para derrotar o outro, são jogos onde o esforço, o trabalho em equipe a cooperatividade, o bom senso, a estratégia, esta presente a todo momento, fazendo com que todos participem, independentes das habilidades, desse modo no final todos compartilham da mesma vitória.
Como diz PLATÃO: “você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo, que num ano de conversação”. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa" (ORLICK, 1989, p. 123).
Ou seja, o cooperativismo também nós da a oportunidade de conhecer melhor um parceiro, podendo ainda o auxiliá-lo, no caso de tê-lo menos habilidades, pode estar criando estratégias, ou até mudando algumas regras para que os mesmos possam ter mais desenvolvimento e aprendizagem, e assim contribuir para chegar ao objetivo em conjunto.
É difícil conseguir manter um ambiente humanitário em nossa sociedade reproduzindo um sistema social baseado em recompensas e punições.
Os Jogos Cooperativos também têm sido considerados uma importante proposta para Educação Física escolar. (Orlick, apud Brotto, 2002, p. 47). São jogos baseados em atividades com mais oportunidades de diversão e que procuram evitar as violações físicas e psicológicas.”) ou seja embora precise de aprofundamento nos aspectos filosóficos, sociológicos, e pedagógicos, é considerada adequada para valorizar a cooperação nas aulas de Educação Física. ("uma de nossas tarefas é educar para não aceitar passivamente a injustiça [...] como educadores temos que transmitir outros valores. Podemos oferecer a alternativa da solidariedade e do senso crítico diante do egoísmo e da resignação ORLICK p. 31”.).
Sendo assim essa ação move os alunos á começarem ter uma outra visão e novos comportamentos diante de jogos e brincadeiras, os mesmo passam a pensar e se preocupar mais com o outro, deixando o egoísmo à solidariedade com aqueles menos habilidosos e assim chegar a vitória juntos, esses aprendizado também contribuirá muito para a vida cotidiana.
Segundo: CARMEM LUCIA SOARES CAETANO (“O movimento do outro
não é apenas uma forma corporal mecânica, mas um gesto expressivo que remete
á interioridade do sujeito.”) Ou seja, o aluno sendo acostumado a agir de
forma cooperativa, essa ação manifestara as outras vivências diária e a sua interioridade
se manifestara em suas atitudes, jogando cooperativamente temos a oportunidade
de considerar o outro como parceiro em vez de tê-lo como adversário, priorizando
a integridade de todos, como o (FAIR PLAY).
O Fair Play é algo que vai além do respeito às regras, ele cobre noções de amizades,
de respeito pelo outro é espírito esportivo, é necessário entender como um modo de
pensar e não simplesmente um comportamento.
Segundo: (CONSTATINO, 2001. p.261) “O Fair Play é referido como espírito
esportivo, jogo limpo, legal, honesto, correto, pressupõe-se como uma estratégia
de educação de valores éticos e morais”. Ou seja essas ações tem que partir do natural
do jogador, não existe regras para ser honesto, correto, essas atitudes vem do caráter
de cada ser humano. Como diz: CARMEN LUCIA CAETANO DE SOUZA,
(“O trabalho, a arte, o amor, são entre outras as formas de o homem
se engajar no real.”) Ou seja ele será ele no real em seu trabalho com o amor,
cooperativismo, com honestidade, pois assim sendo garantirá inclusão social e poderá
mobilizar muitas pessoas com essas atitudes, podendo a passar ter os mesmos
pensamentos e quem sabe passando a ter os mesmos comportamentos. Enfim Fair play é
nada menos que boa fé, que bom senso expressada em termos de jogo.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Corpo - luta - jogo
Essa foi uma relação bem interessante que por muitas vezes não conseguimos associar. Primeiro é bem simples de desvendarmos que sem corpo não se tem luta, e sem corpo não tem jogo. Então fica simples dizermos que o corpo é a base dos dois. em questão de jogo e luta temos uma citação do autor Jeferson José Moebus Retondar " O JOGO É SIMBOLO DE GUERRA". É interessante pensarmos dessa forma que o jogo é a "vida" e nós lutamos o tempo todo em busca de um melhor, lutammos para vencer nossos obstaculos. Nosso grupo fez uma relação com os principios do hapkidô, cujo os principios são a aguá, o circulo e a harmonia. A agua é como o corpo consegue se adptar em diversas condissões, por exemplo a aguá não tem um formato próprio ela se forma através do recipiente como um copo, garrafa. O circulo representa o jogo, o caminho que percorremos, as conquistas de nossos objetivos estamos sempre jogando para conquistar nossos sonhos, e a harmonia representa a luta que nós devemos estar em equilibrio com sigo mesmo para poder harminisar nossos adversários, cujo o objetivo é o dominio das emoções, disciplina diante dos obstaculos e organização das idéias nos momentos mais dificeis.
Gostei da relação pois o hapkidô nõ é uma luta muito conhecida e seus principios são bem interessantes e com essa relação fica mais facil de compreende-los.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
PARAOLIMPIADAS
As paraolimpidas acontecem a cada quatro anos após as olimpíadas, em Roma em 1960 a primeira participação paraolimpica teve a participação de 400 atletas e 23 comissões.
Desde de então em antenas na Grécia as paraolímpiadas vem crescendo, junto a mídia, proporcionando oportunidades de competições esportivas, para aqueles que são tradicionalmente discriminados pela sociedade, e desmotivados pela sua própria condição, as paraolímpiadas ajuda-os a elevar sua auto-estima e confiança, e no começo só eram permito atletas cadeirantes.
Com o passar do tempo novos atletas começaram a aparecer.
Muitos passaram a participar das modalidades devido a muitos exemplos, pessoas com o mesmo grau de deficiência e conseguiram se superar serviu como motivação e ânimo, para aqueles que achavam que não conseguia.
Os atletas com deficiência são classificados, através do sistema funciona, esse sistema visa classificar esses atletas com o mesmo nível de deficiência, para que assim nenhum tenha vantagens sobre o outro com outro nível de deficiência.
O objetivo é fazer com que o atleta ganhe medalhas, por méritos, experiências e muito treino, além de terem uma estrutura, flexibilidade, física e mental melhor.
Somente o bocha, goalfball, rugby e halterofilismo eram modalidades especificas para os deficientes, as demais modalidades fora criadas adaptações, como a corrida para deficientes visuais dependendo da classe, era permitido guias, o atletismo faz parte dos jogos paraolimpicos desde 1960 em Roma, nas provas todos poderiam participar, independente do nível e grau de deficiência, tanto masculino, quanto feminino, eram classificados com o tipo de deficiência de forma que tivesse equilíbrio de ambas as partes, as competições eram divididas em corridas, saltos, lançamentos e pentatlo.
Muay Thai
Muay Thai Significa ARTE DOS LIVRES E OU LUTA DA LIBERDADE é uma luta originaria da Tailândia, ela foi criada como forma de defesa nas guerrsas e para o be esta e boa saúde.
Essa luta de caracteriza por golpes combinados dos dois punhos, dois joelhos,dois cotovelos,canelas e pés, o objetivo dos lutadores a cada golpe é acabar logo com a luta, dificilmente uma luta chega ao 5 round.
Os Tailandeses além de ser os criadores do Muay Thai, também sã consederados os melhores mundialmente na categoraia até 70 kg, na Tailândia o Muay Thai é uma disciplina escolar, é como o futebol no Brasil, a criança já nasce praticamente jogando bola. O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades do dia-adia.
PACAEMBU museu do Futebol
O museu do futebol é o que se chama de lúdico, pois lá encontra-se diversão, espaço definido,regras, prazer e a emoção de ir conhecer a historia do desenvolvimento e a evolução do futebol, fatos que marcaram época no mundo e o esporte se fez presente.
Eu tinha uma outra visão do futebol, sempre fui apaixonada por futebol, mas achava que o nosso pais era injusto com outros esportes, pois o Brasil é conhecido justamente por causa do futebol, mas com a visita ao museu pude notar o porque o futebol no Brasil é de grande importância, os fatos mais marcante no mundo o futebol e as grandes estrelas do pais se faz presente e fazem a diferença, tornando assim grandes historias também.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Atividades Aquáticas
Desde a antiguidade o homen já nadava, seja com finalidade em busca de alimentos, ou para fugir de algum perigo em terra se jogava no meio líquido. Sendo assim foi se aprimorando a natação e com o passar do tempo foi sendo descobertos os benefícios das atividades aquáticas.
As atividades aquáticas não só oferece bem estar, conforto, segurança, e diversão, ela possibilita o individuo ter mais disposição, bom humor, saúde elevada, ou seja são movimentos corporais que proporciona inúmeros benefícios em vários aspectos, físico, psicológico e social, ela diminui o risco de incidência de doenças cardiovasculares, fortalecendo a formação de músculo e tornando o coração mais forte, estimulando toda corrente sanguínea, fortalecendo os músculos da parede torácica que permite a elasticidade dos pulmões o que garante mais oxigênio e melhora a respiração.
Sendo assim melhorando a agilidade e alivia dores e tensões, stress e aumento da auto-estima, proporcionando relaxamento mental, em outro aspecto também o retardamento das conseqüências do envelhecimento.
Essas atividades é acessível para todos, homens, mulheres, crianças, bebês, idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais, enfim, sem classificação de idade, todos podem usufruir dos benefícios das atividades aquáticas.
No caso de deficientes físicos é um dos meios mais eficaz para o movimento e coordenação motora dos indivíduos, pois a água proporciona maior desenvolvimento dos músculos e relaxamento psicológico e social, os indivíduos podem interagir co grupo trocando experiências de vida e absorvimento de conhecimentos corporais, sendo assim melhorando sua flexibilidade, equilíbrio, superando preconceitos e medos.
Ciências
Durante muito tempo o homem iniciou uma jornada em busca de conhecimentos aprofundado para buscar possíveis e verdadeiras respostas referente a problemas do cotidiano. Muitas dessas resposta eram explicadas de forma que utilizavam a mitologia. Quando o homem passou a questionar essas respostas e buscar explicações por meio da razão, excluindo suas emoções e crenças religiosas, passou a obter respostas que se aproximavam mais da realidade das pessoas e sendo assim passou a ser mais aceitas pela sociedade. O senso comum os problemas e curiosidades passaram a ser submetido a uma serie de analises, testes e controles que garante pelo menos uma chance de obter informações verdadeiras e justificadas.
Muitas pessoas conhecem certos fatos sobre ciências mesmo sem ter estudado a fundo sobre o assunto, e mesmo sem ser cientista, esses conhecimentos são senso comum, para um cientista essa questão é algo mais detalhado o mesmo busca explicações claras e exatas sobre o porque acontece certos fatos.
A ciências é critica e organizada é um conhecimento claro, evidente e comprovado de algo, fundado sobre clareza e raciocínio experimentais, busca de respostas verdadeiras e justificadas, ela é benéfica trabalha para melhorar o saber do se humano.
Pieter Brueghel retrata no quadro (jogos infantis)
A infância no séc. XVI. O quadro representa jogos e brincadeiras, sendo que algumas existem até os dias de hoje, e muitos outros já foram apagado da memória, revelam crianças ou “pequenos adultos” exercendo essas atividades e brincadeiras, o mesmo mostra que as crianças no séc. XVI, não demonstram aparência de divertimento, espontaneidade, humor, apenas exercem as regras do jogo, Pieter ironiza até mesmo o titulo do quadro, “Jogos Infantis” como se jogos não fosse coisa de criança, mostra que não existiam brincadeiras de crianças e ou adultos, mas apenas jogos e brincadeiras onde todos poderiam participar independente de idade ou classes sociais, com o decorrer do tempo as pessoas de classes sócias mais elevada ou seja a burguesia, começa a abandonar esses jogos e passa a perceber que crianças tem comportamento e condições muito diferente dos adultos, a visão a respeito da criança foi se modificando, a criança passa a não ser mais um “pequeno adulto” e sim uma CRIANÇA, com características diferentes, com desenvolvimento muito diferente passa a ser vistos como “gracinhas bonequinha”. Daí então os jogos e brincadeiras passam por transformações e adaptações, como nos dias de hoje, a criança tem seu espaço e diversas teorias de desenvolvimento, através de brinquedos,livros,videos, desenhos,ou seja materiais excluisivos para crianças, hoje as crianças é o centro das atenções entfim o futuro da nação.
Xadrex
O Xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo, os historiadores não conseguiram chegar a uma conclusão sobre o lugar de onde se originara o xadrez.
O documento mais antigo é uma pintura que representa duas pessoas jogando xadrez, aprox. 3.000 antes de cristo. Hoje se originou na índia por volta do séc. VI depois de cristo era conhecida como jogo do exercito ou “chaturanga” e podia ser jogado com dois ou mais jogadores, assim sendo com as viagens dos comerciantes o jogo se espalhou para o mundo todo e assim foram sendo estudados profundamente o jogo.
O xadrez é como um campo de batalha existe muito jogo de estratégias e raciocínio lógico, é preciso saber atacar o oponente, pois um passe em falso pode acabar mudando todo o sentido e toda a chance da vitória, exige muita paciência e sabedoria, o rei é a peça principal do jogo é preciso muita estratégia e domínio para defender e saber atacar o adversário.
Caracteristicamente falando o xadrez, exercita e contribui muito para o desenvolvimento do cérebro, e esse desenvolvimento pode ser atribuído para tudo na vida em todos os sentidos, pois para tudo é necessário raciocínio lógico, estratégia, paciência, enfim. Esses elementos beneficia e muito para que tenhamos melhores resultados na vida cotidiana.
terça-feira, 30 de março de 2010
O LUDICO
De acordo com J. Huinzinga, o lúdico faz parte da atividade humana, visto como vária forma de manifestações culturais, caracteriza-se por ser espontâneo e satisfeito.
Na atividade lúdica não importa o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado, ele fala da dimensão lúdica do jogo, seriedade, diversão, espontaneidade, liberdade, competição, regras, característica religiosa, tempo e espaço definido.
O jogo e brincadeira fazem parte da vida da criança.
Homo Ludens – O homem que brinca
J. HUIZINGA
João Batista Freire concentra-jogos e brinquedos de forma idêntica. Ele baseia-se muito em Piaget, não nega a competição ou regras estabelecidas pelo grupo, mantendo-se fiel ao principio piagetiano de que “brinquedo integra o pensamento e ação”.
O desejo da imaginação, a emoção toma o jogo possível, para João Batista Freire, o jogo é um conteúdo privilegiado dentro da Educação Física e Atividades Físicas, pelo simples fato das práticas serem lúdicos, Os jogos não se relaciona ao passado e ao futuro, mas a uma atividade do presente.
Educação de corpo inteiro
João Batista Freire
“O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.”(1987 p.14).
Atividades Lúdicas na educação da criança-1987
Leonor RIZZI & Célia Regina HAYDT
terça-feira, 16 de março de 2010
o que é Educação Física?
Segundo: (João Paulo Subirá Medina) “Corpo e Mente” 23° Edição-2007
(Oliveira, Vitor Marinho) O Labirinto 11° Edição-1983
(Jocimar Daolio) Educação Física e o Conceito da Cultura 2° Edição-2004
(Suraya Cristina Darido) Para Ensina a Educação Física - 7º Edição-2007
Educação Física cuida do corpo e da “mente”. Há uma dificuldade em explicar o que realmente é a Educação Física, pois nem a própria tem se justificado. Afinal, quando falamos em Educação Física pensamos logo em corpos sarados, suados e dispostos somente a malhar, isso tem acontecido pois o número de pessoas que tem buscado este curso é ascendente e grande parte dessas pessoas buscam um corpo perfeito. Ao se deparar com o verdadeiro e atual sentido da Educação Física se frustram ou até mesmo despertam para o verdadeiro sentido da mesma. A partir do momento em que começarmos a entender a Educação Física, quando essa passar por uma crise, aí sim esta terá seu valor para a sociedade, incluindo principalmente a sociedade escolar.
A educação física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço, desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, consiste no conjunto de atividades físicas não competitivas e esportes com fins recreativos. Tal atividade e desporto diferenciam-se no seguinte aspecto: enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, o segundo refere-se às diversas modalidades olímpicas.
A Educação Física não atua sobre o corpo ou movimento em si, não trabalha com esporte em si, não lida com ginástica em si, ele trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e movimento humanos.
Conclusão:
Desde antiguidade a sociedade tem uma visão totalmente oposta do que realmente é Educação Física, geralmente quando se fala em Educação Física à sociedade imagina corpos perfeitos, homens e mulheres deslumbrantes, jogos e campeonatos.
Essa imagem do corpo perfeito causava uma boa impressão para os alunos, aos olhos da sociedade esse educador ou instrutor, não possuía uma formação psicológica, um conhecimento geral, social como um todo, eram apenas músculos e boa aparência.
Hoje temos o conceito que Educação Física não educa somente o corpo, há uma estrutura psicológica, pois o corpo não funciona se o cérebro não trabalha, vemos a importância da atividade física, do conhecimento do corpo, da boa alimentação, do trabalho em conjunto, da forma correta da respiração, da saúde em si, enfim a educação física nos proporciona melhor qualidade de vida, bem estar físico e mental.
Assinar:
Postagens (Atom)